Ouça a Três Lagoas FM ao vivo
Ouça a Três Lagoas FM Ao Vivo

SEMEC de Três Lagoas conta com Ambiente Virtual de Aprendizagem

- Publicidade -

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), implantou o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com o objetivo de ministrar formação continuada relacionada à utilização das tecnologias e mídias no processo ensino-aprendizagem, em especial, aos educadores.

Aproximadamente, dois mil profissionais de Educação, entre professores, especialistas em educação, diretores e equipes de apoio, participarão da Formação Continuada “Tecnologias para a aprendizagem: otimizando o uso na Educação Infantil”. Este é o primeiro curso ambientado na Plataforma Moodle – Sistema Gerenciador de Cursos (SGC), Learning Management System (LMS) -, cujo tema é o uso de Recursos tecnológicos com fins didáticos, no intuito de auxiliar o processo Ensino-Aprendizagem.

Segundo a secretária de Educação e Cultura, Maria Célia Medeiros, “nosso objetivo é ampliar as ações formativas e orientações técnicas ao nosso público por meio de mídias digitais e tecnologia da informação, de modo a otimizar processos de trabalho e garantir que essas ações atendam a todos os profissionais em diferentes espaços de atuação”, disse.

Ainda de acordo com a secretária, “um dos grandes benefícios do Ambiente Virtual de Aprendizagem é a possibilidade de estreitar, cada vez mais, a relação entre as Escolas e a Secretaria Municipal de Educação. Essa interatividade nos ajudará a consolidar uma série de práticas bem-sucedidas que são essenciais em uma rede de ensino”, explicou.

DESAFIO

De acordo com a responsável pelo Núcleo de Mídias e Tecnologias, Neuraci Vasconcelos Reginaldo, “o desafio surgiu da necessidade de Formação continuada empreendida, em um curto espaço de tempo, para profissionais da Educação, em especial, para uso dos 3.064 Netbooks existentes em 15 escolas da Rede Municipal de Ensino (REME), o que demanda a formação dos profissionais para uso dos recursos computacionais”, disse.

Neuraci explicou ainda “que para atingir um maior número de profissionais, em menor tempo, optou-se por cursos semipresenciais em que a parte prática é realizada, presencialmente, no Centro Cultural Profª “Irene Marques Alexandria” e a parte teórica à distância por meio do AVA Moodle”, afirmou.

A superação desse desafio contou com a ação conjunta da SEMEC, por meio do Núcleo de Mídias e Tecnologias e da Secretaria de Administração (SEAD), por meio da Central de Processamento de Dados (CPD). “Nesse sentido, o CPD efetuou busca do software e hospedagem no Servidor da Prefeitura e, ao Núcleo de Mídias e Tecnologias, coube administrar a Plataforma, criar a identidade visual, a abertura do curso e o início das atividades”, destacou Neuraci.

O acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é feito pela internet ou ainda mediante link disponibilizado na página da Prefeitura de Três Lagoas.

TECNOLOGIAS

Ainda de acordo com a responsável pelo Núcleo de Mídias e Tecnologias, a utilização das tecnologias na educação, tanto no uso de atividades diárias como em jogos virtuais, funciona como facilitadores para a motivação dos alunos, pela novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de interação que oferecem.

“Esse anseio vem fundamentado na Base Nacional Comum Curricular, como um dos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil, uma vez que reforça a necessidade de incluir práticas pedagógicas no que se refere a utilização das tecnologias, para despertar a curiosidade e fortalecer a autonomia do aluno”, pontuou Neuraci.

“Para que isso ocorra, o profissional da Educação tem que estar capacitado para utilizar essas tecnologias. Sendo assim, a formação continuada apresentará conceitos teóricos e oficinas práticas para que possam ser desenvolvidas práticas pedagógicas que enriqueçam a vivência do estudante, possibilitando sua interação com o mundo digital”, concluiu.

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

Além de ministrar formação continuada relacionada à utilização das tecnologias e mídias no processo ensino-aprendizagem, em especial, aos educadores, o ambiente possibilitará a utilização da Educação à Distância (EAD), modalidade de ensino que tem como caraterísticas básicas a separação física entre professor e aluno, bem como o uso de meio técnico e comunicação, em duas vias, para que ocorra o processo ensino-aprendizagem.

A equipe do Núcleo de Mídias e Tecnologias gerenciarão cursos à distância, planejarão e implementarão o aprendizado, sendo possível, ainda, o uso em cursos semipresenciais ou como complemento a cursos presenciais. Tudo por mio do Moodle, que nada mais é que um ambiente computacional.

Já se encontra em andamento nove cursos com o tema “Tecnologias para a aprendizagem: otimizando o uso na Educação Infantil” com 280 professores inscritos. Cinco encontros presenciais serão realizados de setembro a dezembro deste ano, com continuidade em 2019.

Fonte: Expressão MS

SEMEC de Três Lagoas conta com Ambiente Virtual de Aprendizagem

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.