Ouça a Três Lagoas FM ao vivo
Ouça a Três Lagoas FM Ao Vivo

Quantidade de Vitamina D: aplicativo mostra quanto você tem no corpo

- Publicidade -

Recentemente, um grande número de estudos científicos vem demonstrando os benefícios do consumo da vitamina D. A substância estaria relacionada à saúde dos ossos, do coração, dos músculos e de muitas outras partes do corpo. Mas alcançar os níveis adequados da substância não é tarefa das mais fáceis.

Como medir vitamina D?
Existem duas formas de conseguir as quantidades recomendadas de vitamina D: através do sol e da alimentação, mas nem sempre é possível medir se você está conseguindo alcançar os níveis adequados.

Uma das últimas novidades para ajudar nessa tarefa são os aplicativos de celular, mas dá para confiar nesse tipo de dispositivo? Pensando nisso, pesquisadores da Universidade de Guelph, no Canadá, analisou a eficiência do app “Vitamin D Calculator”.

Para isso, eles pediram a 25 pessoas com idade entre 18 e 25 anos para usar o aplicativo durante três dias. Foram registrados o consumo de alimentos com vitamina D, a quantidade de horas passadas sob o sol e a ingestão de suplementos de cálcio e vitamina D. O mesmo registro foi feito oralmente aos pesquisadores.

Ao final do experimento, ambas as estimativas chegaram a um resultado parecido, o que mostrou que o aplicativo é uma ferramenta eficaz para estimular e controlar a ingestão e a produção de vitamina D no corpo humano.

No entanto, o consumo de vitamina D dentro das recomendações não garante que os níveis da substância estejam adequados no corpo. Para isso, o ideal é consultar um médico e fazer exames periódicos.

App para medir Vitamina D
O aplicativo “Vitamin D calculator” está disponível para Iphone e outros dispositivos da Apple, basta baixá-lo na App Store. Para usar, é necessário inserir dados pessoais e tipo de pele e registrar diariamente suas refeições, tempo de exposição solar e consumo de suplementos de vitamina D. Ao final, ele mostra qual foi sua taxa diária de vitamina D.

Fontes de vitamina D
De 80% a 90% da vitamina D circulante é obtida através da exposição ao sol. Para que a lux solar transforme o calciferol presente no organismo em vitamina D, são necessários 20 minutos com braços e pernas expostos ao sol sem protetor solar. Alimentos como sardinha, atum, salmão, queijo cheddar, ovos e carne bovina também podem fornecer a vitamina.

As duas fontes de vitamina D geram discussão médica, se por um lado alguns dos alimentos fontes de vitamina D são gordurosos, por outro, a exposição solar sem filtro solar é contraindicada por instituições de dermatologia, como a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), em função do risco de desenvolver câncer de pele.

Outras opções são os suplementos de vitamina D, que devem ser consumidos com orientação profissional, e os alimentos enriquecidos com vitamina D, como alguns leites e cereais matinais.

Quanta vitamina D consumir por dia?
A quantidade de vitamina D que deve ser consumida diariamente é de 400 IU (Unidades Internacionais), o equivalente a 10 microgramas ou 0,01 miligramas. Parece pouco, mas a quantidade de vitamina D nos alimentos também é pequena, como mostramos na galeria a seguir*

Fonte: Hoje Mais

Quantidade de Vitamina D: aplicativo mostra quanto você tem no corpo

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.