Ouça a Três Lagoas FM ao vivo
Ouça a Três Lagoas FM Ao Vivo

Jovem três-lagoense conquistou medalha no Campeonato Brasileiro de Luta de Braço

- Publicidade -

No último sábado (15) foi realizado o 16º Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais de Luta de Braço em Campinas-SP.

A seleção sul-mato-grossense terminou em segundo lugar geral, nas categorias sênior, máster 1 e sub-21, no masculino e no feminino.

No total a delegação foi representada por 30 competidores, destes 28 deles de Três Lagoas, que faturaram 75 medalhas, sendo 35 de ouro, 24 de prata e 16 de bronze.

Considerando somente atletas somente de Três Lagoas, deste total o município conquistou 69 medalhas.

O resultado é superior ao atingido na edição anterior do brasileiro, ocorrido em junho. Na ocasião, a seleção do Estado tinha terminado em terceiro lugar geral.

O três-lagoense João Victor de 16 anos foi um dos atletas destaques na competição, ao conquistar a terceira colocação.

Esta não foi à primeira medalha que João Victor levou para casa.

Em junho, ele participou de outro Campeonato a nível nacional também realizado em Campinas, e acabou conquistando o segundo lugar em sua modalidade.

O jovem começou a praticar o esporte há apenas seis meses, pelo projeto- MEV (Maria Eulália Vieira), realizado todas as quartas e quintas-feiras, e já é considerado uma grande revelação no esporte.

“A emoção foi muito grande, pois apesar de ainda ser considerado muito jovem, consegui subir ao pódio diante de outras pessoas de todo o país, simplesmente é algo inesquecível”- destaca.

João Victor deixa um recado a outros jovens que queiram iniciar no esporte e se tornar um grande campeão. Para ele, além de treinamentos, o atleta também deve ser dedicado, ter concentração e claro muito incentivo da família e dos amigos que praticam o esporte.

“A parte técnica e física é muito importante, mas para conquistar uma medalha é necessário que o atleta também esteja bem psicologicamente”- disse.

João Victor estuda no período da manhã, a tarde trabalha, a noite realiza os treinamentos técnicos e depois ainda tem disposição para ir à academia. A expectativa agora é ser convocado para o mundial e depois conquistar o título.

O mundial deste ano acontece do dia 1 ao dia 9 de setembro em Budapeste na Hungria.

O organizador do projeto, o professor de educação física e treinador da modalidade esportiva, José Carlos Vicente Queiroz, que também é presidente da ATLB- Associação Três-lagoense de Luta de Braço, afirma que o jovem tem enorme potencial para competir a nível mundial.

De acordo com ele o projeto somente na unidade escolar, abrange um total de 29 alunos, na faixa etária dos 13 aos 16 anos, e o João Victor é um dos que vem se destacando em sua categoria, no braço esquerdo, braço direito, tanto que acabou conquistando o vice-campeonato no brasileiro da modalidade.

O mesmo projeto também é realizado no ginásio poliesportivo professor Eduardo Milanez na Lagoa Maior, com 119 atletas; destes 54 são ranqueados.

“Começamos o projeto na unidade escolar em setembro do ano passado, através de um pedido do atual diretor, o nosso grande amigo, Lélis. Estamos aproveitando este espaço e levando o esporte para vários atletas como o João Victor e outros campeões que temos dentro deste projeto”- destaca.

De acordo com Vicente, a equipe agora aguarda a convocação através da Confederação Brasileira de Luta de Braço para a disputa do mundial.

“Ano passado 13 atletas foram convocados para o mundial disputado na Bulgária, e destes apenas dois conseguiram ir, ainda assim com recursos próprios. Este ano a expectativa, que ao menos 19 serão convocados, agora quantos irão ainda não sabemos, pois dependemos de apoio e patrocínios”- disse.

A ATLB irá completar no próximo mês 10 anos do esporte em Três Lagoas, e para isto estará realizando nos dias 11 e 12, o 10º Desafio de Luta de Braço.

Segundo revela, Vicente, o evento deverá contar com a presença da campeã mundial, Chris Regiane. Ela é de Campo Grande, e já foi campeã 14 vezes na modalidade esportiva.

Vicente também pretende trazer um campeão mundial para estar realizando um workshop sobre o esporte durante o evento.

O evento irá acontecer no ginásio poliesportivo na Lagoa Maior, e a entrada será franca.

Fonte: Expressão MS , Julho de 2014

Jovem três-lagoense conquistou medalha no Campeonato Brasileiro de Luta de Braço

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.