Cascalheira tende a ser reconhecida como ponto turístico e de lazer

A Cascalheira de Três Lagoas – MS localizada na intersecção dos Rios Sucuriú e Paraná receberá no domingo (8) a ação denominada "Pró-Cascalheira", a partir das 8h, tendo como ponto de concentração a laje do local, a partir das 7h.

O principal objetivo do movimento é reunir autoridades, comerciantes, parceiros, moradores e seus familiares para ocupar o entorno do lugar com ações de limpeza, conscientização de preservação da área e do meio ambiente, relembrar a importância histórica e representatividade que a Cascalheira proporciona aos Três-lagoenses, apoiar atividades esportivas que são realizadas diariamente de forma independente e acompanhada, bem como torneios e competições; e utilizar da vegetação de forma natural e ecologicamente correta como fonte de lazer.

"Essa ação vai proporcionar aos nossos munícipes mais uma forma de lazer, e nós, além de evidenciar esse ponto turístico, realizamos uma ação de preservação do meio ambiente. Unimos nossas forças e, agora convidamos a comunidade a aproveitar o local", ressaltou Rodrigo Pedroso Fernandes, Diretor de Departamento de Cultura, em entrevista a equipe de reportagem do jornal.

Está inserido no cronograma do evento alongamento e largada da coleta de resíduos descartados na Cascalheira, amostra de atividades, como Trekking nas trilhas e piquenique, proporcionando a interação entre todos os presentes.

Há ainda um incentivo dos organizadores para que todo o processo de lazer, do dia, e em outras ocasiões, sejam divulgados por meio das redes sociais, como iniciativa para desmistificar a ideia que o ponto turístico possa estar abandonado, fortalecendo a continuidade da presença da população e de visitantes, tendo como chamada da campanha a frase "Se você é a favor do esporte, seja radical: participe! ".

Juliano Colino, Assistente Turístico e Cultural, reafirmou o apoio da gestão municipal e o engajamento para tornar o ambiente propício a receber cada vez mais visitas "agora pedimos que a população seja consciente e nos ajude a preservar o lugar, já que é um importante ponto turístico e uma área de lazer belíssima em nossa cidade". Atividades como esta serão contínuas e contam como apoio de diversas instituições da cidade: Faculdade UFMS, Caçamba Dois Irmãos, Mademinas, exército, escoteiros, Andarilhos do Serrado APETL, dentre outros.

Há ainda um futuro projeto para criação do "Parque Municipal da Cascalheira". "Precisamos sempre realizar campanhas como esta para mantermos acesa nas pessoas a responsabilidade de cuidarmos do meio ambiente e para que tenhamos gerações melhores que a nossa", finaliza o Diretor Rodrigo Pedroso.

Fonte: Expressão MS , Abril de 2018