Início Notícias Crise no varejo afeta Três Lagoas e fecha lojas

Crise no varejo afeta Três Lagoas e fecha lojas

0

Dentre os setores mais afetados economicamente está o varejo, a crise levou ao fechamento de 69 lojas em Três Lagoas. Estudo realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra o fechamento líquido de 95,4 mil lojas com vínculo empregatício em 2015, a pior crise registrada nos últimos 15 anos no Brasil.

O fechamento das lojas foi puxado pela queda no volume de vendas, também o maior da última década. Para CNC, o desemprego e a queda de renda agravada pela elevação da inflação reduziram a confiança do consumidor.

Os números representam um balanço de 2015, de acordo com os dados de dezembro do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência Social. O volume corresponde a uma retração de 13,4% nos estabelecimentos comerciais que empregam ao menos um funcionário no Brasil.

Apenas no quadrante central de Três Lagoas, entre as avenidas Filinto Müller, Antonio Trajano, Rosário Congro e Capitão Olinto Mancini, 60 lojas fecharam as portas, como apontou os dados da Associação das Imobiliárias e Corretoras do município.
Dados regionais da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul (Fercomércio/MS) apontam que o fechamento iniciou no segundo semestre de 2015, quando 40 lojas encerram as atividades.

No período de julho a dezembro de 2015, foram extintas 69 empresas, execeto microempreendedores individuais. Apenas no primeiro mês de 2016, 15 empresas fecharam as portas em Três Lagoas.

ESTADO

Em Mato Grosso do Sul, o levantamento aponta que 1.069 lojas do varejo encerraram as atividades no ano passado. É o primeiro resultado negativo desde 2006. No entanto, a Junta Comercial do estado acredita que o número pode ser ainda maior, porque muitas lojas fecharam sem encerrar o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) da empresa.

OPORTUNIDADES

No cenário que é ruim, empreendedores garimpam oportunidades desafiando a crise. Embora o número de empresas fechadas assuste, a quantidade de empresas abertas é superior. Nos últimos seis meses de 2015, foram abertas 187 novas empresas no munícipio.

Com imóveis fechados no quadrante central, os aluguéis baixaram. “Esse cenário pode ser uma boa oportunidade para quem pretende ter um negócio no centro, pois os aluguéis baixaram nessa região e há muitas opções”, diz Luiz Alberto Gusmão, presidente da Associação Imobiliária e Corretoras de Três Lagoas.

Fonte: Hoje Mais

Sair da versão mobile