Início Notícias Oncologia de TL depende de regularizações em HNSA para manter atendimento

Oncologia de TL depende de regularizações em HNSA para manter atendimento

0

No início deste ano o Ministério da Saúde instituiu a portaria 140 para todas as Unacon’s (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia) do Brasil que prevê uma série de regulamentações de atendimento a pessoas com câncer pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Segundo Thais Emiliana Sales, a diretora de Relações Institucionais em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas explicou ao ExpressãoMS, a portaria decretada no dia 27 de fevereiro de 2014 estipula um ano de prazo para que todas os Institutos do Câncer credenciados pelo Ministério da Saúde como Unacon, como é o caso do município, façam essas adequações para garantirem seu credenciamento e permanecerem com os recursos para esse atendimento. “O município corre contra o tempo para conseguir cumprir as exigências”, diz.

A coordenadora afirma que desde a publicação da portaria, a Secretaria de Saúde junto ao Hospital Nossa Senhora Auxiliadora vem buscando essas mudanças para garantir a permanencia do serviço. “São muitas exigências que necessitam muito investimento e busca de novos recursos, Inclusive a prefeita Márcia busca junto ao governo mais incentivos e apoio para que todas essas novas exigencias sejam cumpridas em tempo hábil”.

Conforme o Ministério da Saúde algumas das novas regularizações é que essas unidades possuam brinquedotecas e programas de atendimentos de prevenção de câncer em pessoas com doenças crônicas. Outra situação é que passe a ser forncecida pelo SUS para pessoas com câncer, proteses e osteses e demais materias necessários em caso de mutilação em função de cirurgia.

Thais afirma que na próxima semana virá a Três Lagoas uma apoiadora do Ministério da Saúde para orientar o Hospital sobre os ajustes tecnicos necessário para manter a Unacon. “Estamos focados para permanecer com o serviço no município”, complementa.

Sobre o caso o Hospital auxiliadora deve apresentar algumas informações sobre capacidade de atendimento e como vem fazendo o trabalho de regularização na segunda-feira (22).

Fonte:Expressão MS

Sair da versão mobile