Nova lei de trânsito passa a valer a partir da próxima segunda-feira (12), em todo o Brasil, para detalhar mais sobre as novas mudanças no código de trânsito, a Diretora de Habilitação do Detran, Lisa Issa participou do programa Noticidade primeira edição, de hoje (9), e revelou que as mudanças são positivas para os condutores.
O aumento da validade da CNH passou de cinco para dez anos para condutores de até 50 anos. Entre 50 e 70 anos passam a renovar a cada cinco anos. Já os motoristas com mais de 70 passam a renovar a cada três anos. A regra é a mesma para os motoristas profissionais.
Segundo Lisa, em relação a pontuação, a quantidade de pontos para a suspensão de CNH considera três limites: 20 pontos para quem possui duas ou mais infrações gravíssimas; 30 pontos, para aqueles com uma infração gravíssima, e 40 se não houver nenhuma infração gravíssima. A punição, para os casos de suspensão direta, pode variar de dois a oito meses, ou de oito a dezoito meses se houver reincidência.
Para os motoristas profissionais, valerá a regra de 40 pontos, independentemente da natureza das infrações cometidas. Além disso começa a valer também as mudanças para o transporte de crianças. A nova lei traz adequações em função do peso e da altura das crianças, promovendo ainda mais segurança no momento de escolher o dispositivo. “Por exemplo, para viajar no banco dianteiro, não basta que a criança tenha 10 anos completos – ela precisa ter a partir de 1,45 m de altura”, informou .
A diretora de CNH também explicou sobre algumas mudanças que devem acontecer em Campo Grande. ” Uma grande novidade que traz facilidade para os condutores é que a partir do dia 14 de abril, os exames médicos e psicológicos necessários para emissão de habilitação realizados na sede do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), passarão a ser realizados na Central de Exames no Patio Central ao lado do Detran-MS”, afirmou.
Na Central serão realizados exames de aptidão física e mental, de perícia psicológica e de exame médico especial aos candidatos à primeira habilitação, renovação de CNH (Carteira Nacional de Habilitação), mudança de categoria, reabilitação de condutores e permissionários.
Fonte: Diario Digital
