O CEM Júlio Maia (Centro de Especialidades Médicas) oferece 35 especialidades para os três-lagoenses. O atendimento no local é referência em toda a cidade e, segundo sua coordenadora, Fátima Aparecida Ribeiro, o segredo está no acolhimento e atenção prestados aos usuários.
Cerca de 300 pessoas são atendidas diariamente no Centro mantido pela prefeitura. O prédio ainda acolhe programas sociais de distribuição de remédios e solicitação de passagens para tratamentos fora da cidade.
Também há grupos de apoio de Tabagismo e Hanseníase. “Temos de dermatologista a psiquiatra e serviços de radiologia, a única especialidade que não oferecemos é a de fisioterapia”, disse Fátima.
Ainda de acordo com a coordenadora, o atendimento é feito sob encaminhamento das UBSs, (Unidade Básica de Saúde), portanto o local acolhe todo seu fluxo. “O paciente deve ir a UBS mais próxima e ser atendido por um clínico geral. De acordo com a necessidade, ele será dirigido à recepção para solicitação do especialista correspondente. Muita gente vem até aqui direto, mas não podemos fazer nada sem a prévia passagem pelo clínico e agendamento. Temos monitoramento de todo o processo”, disse.
“Recebemos muitos elogios e isto acontece pelo esforço e dedicação de todos os nossos funcionários. Até as críticas são bem-vindas, pois nos ajudam a moldar e aprimorar nosso trabalho. Nosso diferencial está na humanização da Saúde”, finalizou Fátima.
Os atendimentos são realizados de segunda à sexta-feira, das 6h às 17h, na Avenida Dr. Clodoaldo Garcia, 280.
Atendimentos
Em 2014 foram realizadas 53.799 consultas; 6.166 Radiografias; 1.667 Eletrocardiogramas. Mensalmente, são realizadas em torno de 5.143 atendimentos. As especialidades mais procuradas são cardiologia e psiquiatria.
O CEM foi inaugurado no dia 30 de junho de 2008. Anteriormente, o local abrigava o PAM (Posto de Atendimento Médico) e foi reformado com investimento de R$375.670,00 e mais R$150 mil em equipamentos.
Novo complexo
Seguindo portaria do Ministério da Saúde, está sendo construído anexo ao prédio um Complexo Regulador. O objetivo é de estruturar os atendimentos para caracterizá-los diante da esfera do SUS (Sistema Único de Saúde).
Fonte: Hoje Mais
