Ouça a Três Lagoas FM ao vivo
Ouça a Três Lagoas FM Ao Vivo

APAE, um orgulho nacional!

- Publicidade -

“Se uma pessoa não pode aprender da maneira que lhe é ensinada, é melhor ensiná-la da maneira que possa aprender”. Mario Welchmann.

As raízes históricas e culturais do fenômeno “deficiência” sempre foram marcadas por forte rejeição, discriminação e preconceito. Para mudar este cenário, a APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – nasceu em 1954 no País.

Quebrando paradigmas e anunciando que há inclusão dessas crianças, jovens e adultos na sociedade, a APAE em Três Lagoas vem trabalhando arduamente. Atualmente, 326 alunos recebem amor, carinho e atenção por meio das inúmeras atividades desenvolvidas pelos 89 colaboradores atuantes na APAE do município.

“Cada um dos nossos alunos recebe atividades propostas que vão diretamente ao encontro das limitações e objetivos específicos; para isso, contamos com professores qualificados entre fonoaudiólogo, psicóloga, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, médico neurologista, dentista, além do setor administrativo”, explica Luiz Fausto Rodrigues, presidente da APAE de Três Lagoas.

Entre os projetos desenvolvidos estão os esportivos (dança, capoeira, natação, bocha, informática e jardinagem), educação profissional e inserção no mercado de trabalho.

Além disso, a entidade conta com o Clube de Mães, onde as responsáveis pelos alunos são colocadas em contato com cursos profissionalizantes, como: culinária, costura e tapetes. São atividades que oportunizam emprego para essas mães e consequentemente melhoram a qualidade de vida da família.

Para que a APAE de Três Lagoas prossiga agindo de maneira positiva e altruísta na vida desses alunos, o presidente ressaltou a importância da participação da sociedade, levando em consideração a seriedade existente dentro da entidade, fato que pode ser comprovado diariamente pelos próprios beneficiados.

“A Associação não possui receita própria e as atividades são custeadas por contribuição da nossa comunidade (doações) além de convênios com as esferas, municipal, estadual e federal. Por isso é importante ressaltarmos a relevância da ajuda da população para que possamos continuar transformando a vida de muitas famílias três-lagoenses”, reforçou o presidente.

AÇÕES
Para que a APAE continue desempenhando seu papel comprometido e sério dentro da Cidade, diversas ações são desenvolvidas com frequência pela instituição.

“Realizamos anualmente o leilão da fraternidade em parceria com o Lar dos Velhos, o projeto ‘APAE Água’ juntamente com a SANESUL, onde o cidadão pode contribuir através de sua conta mensal, administração do terminal rodoviário e doações de pessoas físicas e jurídicas”, revelou o presidente.

NOVO PRÉDIO
O novo prédio da APAE, que está sendo construído em frente ao Detran no Bairro Jardim Novo Aeroporto no município, possui cerca de quatro mil metros quadrados e foi projetado para melhorar as condições de trabalho dos profissionais, conquistando melhorias na qualidade de vida dos alunos e seus familiares.

“Foi investido cerca de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais). Apesar do alto valor, a estrutura que está sendo montada é de excelência; o espaço será capaz de atender todas as necessidades de nossos alunos com conforto e modernidade”, afirmou o presidente.

Ainda de acordo com Luiz Fausto, como a APAE não possui receita própria, a data para a conclusão do novo prédio dependerá de doações da comunidade, bem como do repasse de verba de órgãos públicos. “Por este motivo, não é possível prever uma data; não depende da instituição”, disse o presidente.

Sobre o trabalhando atuante e comprometido da nova diretoria, Luiz Fausto foi enfático e reforçou que a reestruturação administrativa visa implantar uma nova metodologia de trabalho.
“Nosso intuito e visão é darmos liberdade e autonomia aos profissionais capacitados que temos. Contaremos com o apoio de uma assessoria de comunicação para a elaboração de projetos e aproximação com a imprensa, o que fortalecerá a imagem da instituição perante a sociedade três-lagoense”, finalizou o presidente.

TRABALHO DE EXTENSÃO
A APAE de Três Lagoas conta ainda com a extensão de saúde, o CER II (Centro Especializado em Reabilitação) que possui médicos (neurologista e ortopedista), enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, prontos para reabilitarem física e intelectualmente os pacientes. Uma estrutura física e humana que atende de forma excelente não apenas os alunos da APAE – Educação, mas toda a comunidade do bolsão sul-mato-grossense de forma gratuita, pois é conveniado com o SUS.

Fonte:Hoje Mais

APAE, um orgulho nacional!

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

Dia D Fiat: Fiat Enzo

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.