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Três Lagoas receberá nova obra orçada em R$ 2,3 bilhões

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O projeto de implantação do trecho da ferrovia Norte-Sul, compreendido entre Outro Verde de Goiás (GO) e Três Lagoas receberá investimento de R$ 2,3 bilhões da empresa subconcessionada. O prazo previsto para início das obras é em 2018, após o período de audiências públicas, aprovação da União e elaboração do projeto. A concessão renderá ao Governo Federal R$ 61,4 milhões.

Três Lagoas foi o segundo município a receber a Audiência Pública para discutir a obra em modalidade de subconcessão do trecho ferroviário que compreende o município. O evento, que aconteceu nesta terça-feira (2), teve ainda como objetivo adicionar sugestões para a Minuta de Edital e Contrato e os Estudos Técnicos. Contribuições, conforme a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), podem ser encaminhadas até o dia 19 de fevereiro. Além de Três Lagoas, a cidade goiana de Anápolis já recebeu audiência pública presencial, e finaliza no dia 16 de fevereiro, em Brasília (DF).

Com o empreendimento, os modais de transporte de Três Lagoas serão fortificados, favorecendo a logística. De acordo com o representante da ANTT, Clauber Campello, o trecho com destino ao Porto de Santos, contará com estrutura moderna, que facilitará o escoamento de commodities. “A proposta é trazer uma ferrovia moderna, com bitola larga e declividade de 1%, estrutura que oferece mais agilidade no escoamento. A velocidade que a ferrovia pode operar é superior ao que já é considerado bom”.

O representante ainda diz que o empreendimento não competirá com a malha já existente no município, que também tem Santos como destino.

LICITAÇÃO

Conforme explicou Campello, o edital compreenderá a construção, operação, manutenção, monitoração e gestão, na modalidade de melhor proposta de outorga prevista inicialmente em R$ 61,4 milhões. “As obras não envolvem recursos públicos. Todo investimento é oriundo de iniciativa privada, sou seja, da empresa vencedora da licitação”.

Poderão participar pessoas jurídicas brasileiras, estrangeiras, entidade de previdência complementar, instituições financeiras, fundos de investimento, isoladamente ou em forma de consórcio.

A subconcessionária deverá elaborar e apresentar para aprovação da ANTT todos os projetos necessários para o cumprimento integral das obrigações contidas no contrato que será estabelecido.

DEMANDA

Inicialmente, o traçado da Norte-Sul não incluía Três Lagoas, mas segundo Campella, a cidade foi contemplada devido ao potencial econômico e industrial.

Os estudos da ANTT apresentados na audiência mostraram que as exportações de celulose e fertilizantes. Originadas de Três Lagoas, consideraram 100% de projeção de demanda utilizada pela ferrovia.

FERROVIA

A ferrovia atravessará os estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul. O prazo previsto para subconcessão é de 35 anos, tendo início no ano de 2018. O prazo de construção é de três anos e o início da operação do trecho de Estrela d’Oeste (GO) a Três Lagoas (MS) quatro anos a partir da subconcessão, enquanto o trecho de Ouro Verde (GO) a Três Lagoas (MS) dependerá da finalização das obras pela VALEC.

A obra de extensão do trecho de Ouro Verde de Goiás (GO) a Estrela D’Oeste (SP) está sendo finalizada pela empresa VALEC e terá 681 quilômetros, enquanto da cidade paulista citada até Três Lagoas (ainda sem empresa vencedora responsável) serão mais 332 quilômetros, somando quase mil quilômetros de ferrovia

Fonte: Expressão MS

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