Ouça a Três Lagoas FM ao vivo
Ouça a Três Lagoas FM Ao Vivo

Três Lagoas é a única cidade do país a receber treinamento do Google for Education

- Publicidade -

Em parceria com Google for Education, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) promoveu um treinamento para todos os monitores de informática das escolas e Centros de Educação Infantil (CEI’s). A atividade integrou o cronograma da Semana Pedagógica da Rede Municipal de Ensino (REME), destinada a formação de professores e funcionários.

O objetivo da capacitação é habilitar os monitores de informática a utilizarem os Computadores Interativos adquiridos pela SEMEC por meio de um convênio com o Plano de Ações Articuladas (PAR), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação (MEC). As 28 unidades do equipamento, que além de lousa digital também funcionam como projetor de vídeos e textos, já estão no município e serão entregues e instalados após o início do ano letivo.

Segundo o Coordenador de Programas e Projetos Educacionais da SEMEC, Urbano Rodrigues Azambuja, a capacitação foi um pedido feito à empresa GetEdu, represente do Sistema Positivo de Ensino e do programa Google for Education no Brasil.

Ainda segundo Urbano, além dos monitores, dois profissionais de Tecnologia da Informação da SEMEC também participaram da capacitação para posteriormente, treinar professores e novos monitores de informática que atuarão nas escolas e CEI’s.

O treinamento, que teve a carga horária de quatro horas, foi ministrado na última quarta-feira (4), pelo professor em tecnologias Educacionais e Especialista em Lousas Digitais, Paulo Henrique de Faria Corrêa, da empresa GetEdu, que representa também a Positivo Informática – Tecnologia Educacional. O Grupo Positivo é o desenvolvedor do Sistema Aprende Brasil, utilizado na Rede Municipal de Ensino.

De acordo com o professor Paulo Henrique de Faria Corrêa, o computador interativo permite simular uma Lousa Digital em sala de aula, auxiliando o professor por meio de recursos e elementos modernos. O equipamento agrega as funções de computador, projetor e central multimídia, é uma patente do Ministério da Educação desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina, em Parceria com a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI), levando em conta as necessidades dos professores.

Paulo Henrique explica ainda, que a nova tecnologia permite maior facilidade no planejamento pedagógico, já que rompe com a barreira do laboratório de informática. Dessa forma, a não obrigatoriedade de um espaço específico para o uso de tecnologias digitais permite uma melhor exploração da sala de aula e outros pontos da unidade escolar.

Atualmente, mais de 80 mil projetores já estão sendo utilizados em escolas por todo o país, permitindo a reaproximação de professores e alunos da realidade da sociedade, que utiliza cada dias mais, computadores e smartphones na comunicação e disseminação de conteúdo e informação.
Segundo a secretária de Educação, Jussara Fernandes, o objetivo é oferecer recursos modernos aos professores e alunos, contribuindo assim para a qualidade do ensino em Três Lagoas. “Com o novo equipamento, professore e alunos poderão explorar de forma mais aprofundada os recursos do Sistema Aprende Brasil, que utilizamos nas escolas desde 2007. Além de otimizar o trabalho do professor, essa inclusão digital também é mais atrativa para os alunos”, explicou a secretária.

Fonte – Hoje Mais

Objetivo é capacitar monitores escolares a utilizar todas as ferramentas e funções dos computadores interativos que vão equipar 28 unidades, entre escolas e CEI’s

Três Lagoas é a única cidade do país a receber treinamento do Google for Education

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.