Ouça a Três Lagoas FM ao vivo
Ouça a Três Lagoas FM Ao Vivo

Três Lagoas deve imunizar ao menos 2 mil meninas contra o HPV

- Publicidade -

Ao menos 2 mil meninas com idade entre nove e 13 anos devem ser imunizadas contra o vírus do papiloma humano (HPV, na sigla em inglês), principal fator responsável pelo câncer do colo do útero, em Três Lagoas. A informação é da rede pública de Saúde do município por meio do Setor de Imunização. Ao todo, o Setor estima que 2.500 meninas com esta faixa etária devam tomar a vacina neste ano. A expectativa de cobertura de imunização é de 80% desta população, o que corresponde a duas mil garotas.

Ao contrário do ocorrido em 2015, neste ano não haverá a campanha de imunização dentro das escolas municipais e estaduais de Três Lagoas. De acordo com o Setor, todas as unidades de Saúde da cidade estão aptas a aplicarem a vacina. O Setor informou ainda que apesar das ações em escolas, a meta estipulada pelo Ministério da Saúde não foi atingida e somente 70% do público-alvo recebeu a vacinação.

A campanha publicitária foi lançada pelo Ministério da Saúde em março deste ano visa à conscientização de pais e adolescentes sobre a importância da vacinação contra o HPV. No entanto, a procura segue baixa nos postos de saúde de Três Lagoas.

A imunização ocorre em duas doses com um intervalo de seis meses. Para ter a vacina aplicada, a jovem deve estar munida de documentos pessoais e Cartão de Vacinação.

Em todo o estado de Mato Grosso do Sul, a Secretaria Estadual de Saúde estima que 20,7 mil garotas sejam vacinadas.

HPV
O papilomavírus humano, conhecido como HPV, é um vírus que se instala na pele ou em mucosas. Sua ação pode provocar infecções e o câncer de colo do útero. A vacina previne essas doenças e por isso é recomendada.

A vacina HPV quadrivalente confere proteção contra HPV 6, 11, 16 e 18, ou seja, abrange os dois principais tipos responsáveis pelo câncer de colo do útero. Com isso, a fim reforçar as atuais ações de prevenção do câncer de colo do útero, o Ministério da Saúde, com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, dá continuidade à estratégia de vacinação contra o HPV.

Essa vacina foi incluída no Calendário Nacional de Vacinação do SUS em março de 2014, tendo como população-alvo as meninas de 11 a 13 anos de idade.

CAMPANHA
Para reforçar a importância da vacina e incentivar as meninas a procurarem os postos de vacinação, o Ministério da Saúde realiza desde o início do mês uma mobilização nacional com slogan “Proteja o futuro de quem você ama”. Além das meninas de nove anos, o Ministério também pretende vacinar as meninas de 10 a 13 anos que não tomaram a vacina ou não completaram as duas doses necessárias para ficarem imunes ao vírus.

A vacinação é mais eficaz em pacientes que ainda não deram início à vida sexual. Na idade-alvo da campanha, a produção de anticorpos gerada pela vacina também é maior que a resposta natural do corpo a uma possível infecção.

Segundo o Ministério da Saúde, o índice de meninas imunizadas reduziu em 2015 comparado com o ano anterior. Em 2015 a imunização caiu para 69,5% entre as meninas que ainda precisavam tomar a primeira dose.

Fonte : Hoje Mais

Três Lagoas deve imunizar ao menos 2 mil meninas contra o HPV

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.