Ouça a Três Lagoas FM ao vivo
Ouça a Três Lagoas FM Ao Vivo

Testes da AEM apontam que lombadas eletrônicas não estão com defeito

- Publicidade -

Os medidores de velocidade, conhecidos como lombadas eletrônicas, de Três Lagoas passaram pelo teste de funcionamento da Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul (AEM/MS), responsável pela verificação desses equipamentos no Estado, e foram aprovados. A verificação foi feita após reclamações da população de que as lombadas não estariam funcionando corretamente. Um homem chegou a filmar e divulgar nas redes sociais o mau funcionamento dos medidores.

São quatro lombadas eletrônicas e radares instalados no município, nas avenidas Olinto Mancini, Rosário Congro, na rua Egídio Thomé e no Anel Viário Samir Thomé. Desses, apenas o do anel viário é administrado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), os outros pertencem ao Governo do Estado.

A AEM/MS, é ligada ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

Para receberem os Laudos de Verificações, as lombadas eletrônicas, recebem a repetição de cinco ensaios (quando a verificação for periódica ou eventual) e 10 ensaios quando a verificação for inicial, em cada faixa de rolamento. Na semana de 19 a 23 de junho, foram verificadas 26 pistas de rolamentos tanto periódicas quanto eventuais. E nos municípios onde de Guia Lopes da Laguna, Nova Andradina, Bataguassu e Três Lagoas, onde foram verificados todos os equipamentos foram aprovados.

Na semana passada, a prefeitura de Três Lagoas, divulgou uma nota, informando que o município não tinha responsabilidade sobre os equipamentos, e que a manutenção não seria feita por eles. De acordo com a Diretora de Trânsito da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra) Creusa Ramos, equipamentos que apresentem defeitos técnicos não deveram autuar os condutores indevidamente. Ocorre que o sensor que capta a velocidade nem sempre é registrado de maneira correta no visor apresentado pelos aparelhos. Nestes casos, o condutor não deverá ser autuado. Caso o condutor seja notificado, o mesmo poderá recorrer da autuação por meio do órgão competente (Detran ou Dnit).

Caso haja dúvida sobre a verificação da lombada ou radar, o Inmetro disponibiliza um portal para consultas de instrumentos que pode facilitar o acesso às informações sobre a verificação e validade de medidores de velocidade. Pata consulta, tenha em mãos o número do Inmetro e o de Série do instrumento que deseja consultar. No site da Agência Estadual de Metrologia, clique no botão Serviço Online, selecione Consulta de Instrumentos, insira o tipo de instrumento desejado, preencha as informações necessárias e clique em Consultar.

Os consumidores que necessitarem de outros esclarecimentos podem obter informações através da Ouvidoria da AEM/MS pelo número 0800 67 5220.

Fonte: Expressão MS , Junho de 2017

Testes da AEM apontam que lombadas eletrônicas não estão com defeito

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.