Ouça a Três Lagoas FM ao vivo
Ouça a Três Lagoas FM Ao Vivo

Saúde de TL alerta para incidência de escorpiões nesta época do ano

- Publicidade -

A Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas faz um alerta a população quando a incidência de escorpiões nesta época do ano. Isso porque a previsão de tempo chuvoso entre a Primavera e o Verão faz com que eles saiam dos seus “esconderijos” a busca de refúgio nas residências. O período coincide ainda com a fase reprodutiva desses animais peçonhentos.

De acordo com Fernando Garcia, coordenador de educação em saúde, os escorpiões gostam de lugares secos, porém, frequentam locais úmidos para beber água. Eles se alojam em entulhos, pedaços de madeiras, matérias de construção e possuem hábitos noturnos, por isso é importante desmitificar que onde há galinhas não há escorpiões, já que essas aves se alimentam durante o dia. “É claro que durante o dia elas [galinhas] podem se alimentar de escorpiões que por ventura estiverem mudando de um local para o outro, mas é durante a noite que eles saem das tocas”, explicou.

Além do jardim dos Ipês os bairros São Carlos, São João, Vila Carioca, Nova Três Lagoas e Novo Oeste também são considerados de alta incidência. Por semana, a coordenação de educação em saúde do município recebe uma média de cinco reclamações. “Sabemos que muitas pessoas acabam não ligando, por isso, acreditamos que o surgimento desses animais peçonhentos nas residências deve ser ainda maior”, destacou.

Ele chama a atenção da população para manter os quintais limpos, sem entulhos, pois é uma das únicas formas de combater esses animais, já que o uso de inseticida não os atinge. “Muitas pessoas cobram de nós o uso de venenos, porém, ele não é facilmente atingido, já que possui uma defesa do organismo capaz de captar de longe as pequenas gotículas dos venenos e desviar delas ou até mesmo passar por elas sem respirar para que não as atinjam”, disse.

É importante também que as pessoas surpreendidas por esses animais tentem tirar fotos ou resgatá-lo, de forma segura – colocando um copo sobre ele e passando um papel por baixo do copo para então virá-lo -, para que os educadores em saúde tenham acesso a eles para confirmar a espécie.

Atualmente, os escorpiões encontrados no município são os da espécie Bothriurus com pigmentação amarelada, porém, há uma espécie, também amarela, que tem uma concentração maior de veneno e sua picada pode ser fatal, principalmente em crianças. “Essa espécie mais venenosa já foi encontrada em Andradina, inclusive matou duas crianças no ano passado, e em Campo Grande, mas ainda não há registros aqui, por isso é interessante termos acesso a esses animais sempre que encontrados”, destacou o coordenador.

Em casos de ferroadas uma unidade de saúde deve ser procurada o quanto antes

Todas as espécies de escorpiões são venenosas, porém, há aquelas com baixa ou grande toxidade. O escorpiões encontrados em Três Lagoas da espécie Bothriurus não se enquadram nos que possuem grande toxidade, porém, ele também é capaz de levar uma criança a morte, por exemplo.

Segundo Fernando Garcia, o Hospital Auxiliadora do município possui o soro que deve ser utilizado em alguns casos de picada. Entre os principais sintomas do ferimento estão: vermelhidão no local da picada, dormência e dor intensa no local ou no membro. Geralmente, a maioria dos acidentes ocorre nas mãos e nos pés. “Notando esses sintomas, a vítima deve procurar o hospital o quanto antes”, completou.

Fonte: Expressão MS

Saúde de TL alerta para incidência de escorpiões nesta época do ano

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.