Ouça a Três Lagoas FM ao vivo
Ouça a Três Lagoas FM Ao Vivo

Petrobras confirma problemas na obra da Fábrica de Fertilizantes em Três Lagoas

- Publicidade -

Após matéria veiculada pelo ExpressãoMS na segunda-feira (17) – Paralisação da obra da UFN3 em Três Lagoas não está descartada – a Petrobras por meio de nota informou que realmente a obra passa por problemas e que dessa forma deve existir alteração de cronograma já que o “contrato se encontra com desvio de prazo”. “A Petrobras informa que possui contrato com o Consórcio UFN3 para o fornecimento de bens e a prestação dos serviços necessários à implantação de uma fábrica de fertilizantes (amônia e ureia) em Três Lagoas. Este contrato se encontra com desvio de prazo em relação ao cronograma planejado inicialmente, motivo pelo qual a Petrobras busca soluções junto ao Consórcio UFN3 para dar continuidade às obras”.

Sobre as demissões de funcionários bem como as dívidas reivindicadas por fornecedores e as ações judiciais noticiadas, a Petrobras se isenta afirmando que esta situação é referente apenas a questões internas do Consórcio UFN3, não cabendo à Petrobras se manifestar sobre a saúde financeira, a gestão de negócios ou a mão de obra de suas contratadas.

Mesmo assim reafirma seu comprometimento com os direitos dos trabalhadores ao incorporar em seus contratos e exigir o cumprimento pelas contratadas de todas as suas obrigações legais trabalhistas. A companhia está ciente da situação de inadimplência do Consórcio UFN3 perante fornecedores e, no âmbito desse contrato, informa que já exigiu a imediata regularização e cumprimento pelo Consórcio UFN3 das obrigações assumidas por este perante seus fornecedores.

Por meio da nota a Estatal ressalta que vem fiscalizando regularmente a execução do contrato com a UFN3 e adota todas as medidas que entende necessárias para o sucesso do empreendimento. “Ressaltamos, ainda, que o contrato encontra-se em vigor e com saldo, sendo certo que os resultados apresentados pelo Consórcio e a situação da obra são objeto de permanente análise. Por fim, reitera que está em dia com todas as suas obrigações contratuais, e que os pagamentos de seus compromissos foram realizados de acordo com a legislação vigente e com os prazos e procedimentos estabelecidos no contrato”, em nota.

ENTENDA O CASO

A obra da UFN3 (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados), responsável pela construção da FAFEN (Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados) da Petrobras, em Três Lagoas, está praticamente parada. É o que afirma o presidente da ACI (Associação Comercial e Industrial), Atílio D’Agosto, que visitou o canteiro na última semana e viu a falta de movimentação no canteiro.

De acordo com D’Agosto, que intermedia as negociações das dívidas da UFN3 com os fornecedores do município, o motivo do que ele já considera praticamente uma paralisação, é a falta de dinheiro para dar sequência e as dívidas acumuladas. Somente para fornecedores de Três Lagoas o consórcio deve R$ 9 milhões. “Temos acompanhado na mídia os problemas que a Petrobras vem enfrentando, e, inevitavelmente, está refletindo na obra do nosso município”, disse.

Na última semana a UFN3 havia se comprometido em pagar pelo menos 20% das dívidas para os prestadores de serviços do município, porém, não cumpriu com o combinado

UFN3 DEMITIU MAIS DE 2 MIL FUNCIONÁRIOS NO MÊS PASSADO

Somente no mês passado a UFN3 demitiu mais de 2 mil pessoas. Em nota, a empresa se limitou a dizer que as demissões faziam parte do processo da obra, que já teve parte concluída. Porém, não informou o número real de demissões e nem se a obra será paralisada. As demissões na verdade, teriam acontecido porque os trabalhadores estavam parados, por conta da falta de materiais. Hoje, especula-se que existem pouco mais de 400 trabalhadores na obra, sendo que a grande maioria é de terceiras, que possuem contratos diretamente com a Petrobras.

FONTE: EXPRESSÃO MS.

Petrobras confirma problemas na obra da Fábrica de Fertilizantes em Três Lagoas

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.