Ouça a Três Lagoas FM ao vivo
Ouça a Três Lagoas FM Ao Vivo

Município tem média de um veículo furtado por dia no 1º semestre de 2016

- Publicidade -

A Polícia Civil de Três Lagoas divulgou um levantamento dos registros de roubos e furtos ocorridos no primeiro semestre de 2016, e a comparação com o ano anterior. Nos dados obtidos é possível observar casos envolvendo pessoas abordadas nas ruas, veículos e imóveis.

Após análise, a constatação mais alarmante aponta para o aumento nos casos de furtos de veículos que subiu de 89, em 2015, para 152, em 2016. Há também um pequeno aumento nos roubos, em que o motorista foi abordado dentro do veículo, que aponta o crescimento de 08, em 2015, para 09, em 2016. Somados os casos, é possível notar que Três Lagoas teve uma média de quase um veículo subtraído por dia, no primeiro semestre.

Roubo em residências teve uma redução de 23 casos, em 2015, para 11, em 2016. Já os casos de furtos em residências aumentaram de 533, registrados no ano passado, para 554, neste ano. Os roubos praticados em via pública tiveram um aumento de 122, em 2015, para 125, em 2016. Enquanto que no Comércio, os casos de roubo foram reduzidos em quatro vezes, caindo de 45, no ano anterior, para 11, no ano vigente.

No total, a Polícia Civil registrou uma diminuição nos casos totais de roubo, envolvendo todas as espécies, caindo de 209, em 2015, para 165, em 2016. Já os casos de furtos gerais elevaram de 1409, no ano passado, para 1525, neste ano.

Intensificação do Policiamento no Centro
O major e subcomandante do 2º Batalhão da Polícia Militar de Três Lagoas, Adilson Paiva Valente, informou que a redução nos casos de roubo no comércio local deve-se à intensificação do policiamento militar na área central. Com relação aos aumentos de furto e roubo de veículos, residências e pessoas em vias públicas, o major informou que a Polícia Militar está trabalhando em novas operações para coibir o avanço.

Questionado sobre julho, que não está incluído na pesquisa que traz dados do primeiro semestre, major Paiva ressaltou que foi um período em que ainda houve um aumento no número de roubos, principalmente nas duas últimas semanas do mês. No entanto, o subcomandante acrescentou que as novas medidas de policiamento foram colocadas em prática e o número já começou a diminuir.

Segundo os dados da Polícia Militar, o mês de julho apresentou 36 furtos, 07 tentativas de furto, 21 roubos e 01 tentativa de roubo. Neste caso o valor registrado de roubos é o que deixa a polícia em alerta, por estar acima da média mensal para o período.

Os casos registrados pela PM apontam que não há um padrão específico para bairros, pois as ações ocorreram de maneira esporádica. Porém, o major reforçou que a maior quantidade de crimes está focada na área central, em estabelecimentos como padarias, sorveterias e postos de gasolina, e nas mediações da Rua Maria Guilhermina Esteves, que é uma área com grande fluxo de pessoas.

Com relação ao meio de abordagem, o militar informou que os criminosos normalmente estão em duplas à pé, ou em motocicletas. Fato este que ajuda a reforçar a atenção das pessoas ao depararem-se com situações suspeitas.
Paiva informou que além do reforço no policiamento das vias no Centro, agora há viaturas moto ciclísticas espalhadas por diversas áreas da cidade. O major citou que este tipo de intervenção policial garante mais agilidade à PM, oferecendo a possibilidade de passar no mesmo ponto várias vezes de forma mais rápida.

Contingente de militares
Três Lagoas conta hoje com 178 militares, segundo informações do subcomandante. Valor este considerado por ele como eficiente, mas que está distante do número estipulado pelos padrões de segurança pública como ideal, que é de 406.
Com menos de duas centenas de soldados, o contingente ainda é dividido em guarnições que atendem aos presídios masculinos, de regime semiaberto e fechado, e o presídio feminino, de regime fechado, além de atual em escolta de presidiários, policiamento de trânsito e defesa de órgãos públicos.

A maior parte fica incumbida, segundo o major, do policiamento de rua (Rádio Patrulha e Rotai – Rondas Ostensivas e Táticas do Interior). “Temos trabalhado com um número que considero eficiente. Só não colocamos mais viaturas nas ruas por conta da limitação. Porém temos feito um bom trabalho, dentro de nossas possibilidades”, completou.

Na semana passada, o 2º Batalhão recebeu, em sistema de permuta com campo grande, cerca de dez militares, conforme informou o major. No entanto, estes soldados foram distribuídos com as cidades que grupamento atende, como Água Clara, Santa Rita do Pardo e Brasilândia.

Por fim, o comandante ressaltou que o governo do Estado aprovou a lei que autoriza trazer policiais que já estão reserva remunerada (aposentados), de volta à atividade. O major explicou que a estes militares é fornecida uma gratificação salarial e, então, eles são realocados em suas antigas posições.

Não há previsão para formação de novos soldados em Três Lagoas.

Fonte: Expressão MS

Município tem média de um veículo furtado por dia no 1º semestre de 2016

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.