Ouça a Três Lagoas FM ao vivo
Ouça a Três Lagoas FM Ao Vivo

Invicto há 5 anos, Yoschida garante vaga para campeonato brasileiro de Kickboxing

- Publicidade -

Mais uma vez Três Lagoas foi bem representada no esporte em competições por seus atletas. Ahlan Yoschida, de 29 anos, trouxe para Três Lagoas mais um título de campeão do Campeonato Estadual de Kickboxing, realizado em Campo Grande, dia 18 de março. Invicto desde 2013, Yoschida é o primeiro no ranque no estado de Mato Grosso do Sul.

Com a vitória no campeonato estadual, Ahlan garantiu sua vaga para o Campeonato Brasileiro de Kickboxing, que acontece em junho, na cidade de Santo, São Paulo. A conquista da vaga não foi fácil e exigiu muita dedicação do atleta, no campeonato que reuniu 188 atletas de todo o Estado, para as diversas categorias existentes.

Yoschida, foi preparado para lutar na categoria 75 kg – a que luta desde o começo, assim como a de 71 kg – mas chegando no evento, foi avisado de que para a categoria inscrita não haviam atletas disponíveis para luta. Foi preciso então perder 5,7 kg para poder lutar na categoria 71 kg, que também estava com poucos atletas, apenas cinco. Para competir, foi preciso perde o peso necessário no mesmo dia. “Quando cheguei em Campo Grande, fui bater o peso, e não tinha ninguém para competir comigo. Então precisei passar para a categoria dos 71kg, isso era umas 16h30, minha luta seria às 19h30 mais ou menos, então tive esse intervalo de tempo para perder os quilos a mais”.

Ahlan contou que para conseguir perder toda essa quantidade de peso em poucas horas precisa desidratar e passar muito calor. “Em casos assim, colocamos moletom, capa de chupa, em um ambiente fechado, o clima fica como de uma sauna, fazemos vários exercícios, treinamos, e depois pesamos novamente. É bem cansativo, mas são coisas comuns de acontecer. Mas claro, não é qualquer um que aguenta fazer isso, tem que estar bem preparado, é preciso ter cuidado para não se desidratar demais”.

Para Yoschida, uma das dificuldades do campeonato brasileiro é a distância, e também a quantidade de bons atletas que o evento reúne. “A viagem desgasta muito o atleta, ainda mais no meu caso, que vou de carro, demora muito mais. Muitas vezes chego no dia da luta, ai não sobra tempo nem de dormir direito, e na hora da luta me canso com mais facilidade”.

Ele participou duas vezes de campeonatos brasileiros. Sua primeira competição foi em 2013, mas não se classificou, e na outra, ano passado, ficou em segundo lugar. A competição aconteceu em Maringá (PR). “Lutei com a canela machucada de outra luta, e justo a direita que tenho o chute mais forte. Isso me prejudicou bastante, estava muito cansado. Se isso não tivesse acontecido, eu poderia ter ganhado. Mas meu adversário era muito bom, foi uma vitória muito merecida”, confessou.

Em outubro do ano passado, Ahlan iria participar do campeonato Panamericano de Kickboxing, disputado no México, mas não conseguiu ir pela falta de patrocínio. “Era uma quantia muito alta, não conseguimos arrecadar e infelizmente não pude ir”. Para este ano, Ahlan tem outras prioridades. “Minha meta agora é ir para Tailândia, lá vai acontecer o mundial de Muay Thai, estou me preparando para lutar, e pretendo ficar pelo menos um mês para adquirir experiência e melhorar minhas técnicas”.

Outra dificuldade que o atleta destaca é em relação a patrocínio, empresas, comércios, não se interessam em patrocinar o esporte, e nem mesmo o município. “Deixo de ir para competições, e de obter melhores condições para aumentar meu nível por não haver maneiras. Gostaria que ao menos o município me patrocinasse já que trago tantos títulos para Três Lagoas, e busco cada vez mais. Quando estamos fora de casa gastamos para tudo. Sozinho eu vou longe, mas com o auxílio de mais pessoas eu posso ir muito mais. A ajuda do município seria fundamental, para isso acontecer”, disse. Hoje Yoschida tem a ajuda de quatro pequenas empresas.

Fonte: Expressão MS , Abril de 2017

Invicto há 5 anos, Yoschida garante vaga para campeonato brasileiro de Kickboxing

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.