Ouça a Três Lagoas FM ao vivo
Ouça a Três Lagoas FM Ao Vivo

Frigorífico de peixe em TL depende de licenças para funcionar em plena capacidade

- Publicidade -

Mesmo tendo recebido a licença ambiental para operar, o frigorífico de peixe da Colonia no Jupiá em Três Lagoas, ainda deve demorar para iniciar as operações. Isso porque depende de reformas e adequações no local que ficou por muito tempo fechado dependendo da liberação da Cesp (Companhia Energética de São Paulo).

Além disso, a Colonia precisa da autorização da companhia para utilizar a lâmina de água onde serão colocados mais tanques de criação de pescado, além dos 40 já previstos no projeto do entreposto Jupiá financiado pela Fibria, Grupo Votorantim e BNDS e coordenado pelo Sebrae. A informação é do diretor de agronegócios da secretaria do Meio Ambiente de Três Lagoas, Renato Carrato Neto.

Os tanques serão colocados na região da cascalheira, e os pescadores também dependem da licença para fazerem o caminho por terra segundo explica o presidente da Colonia dos pescadores Antônio de Souza Farias. “Poderemos fazer por rio com os barcos inicialmente com esses primeiros 40 tanques. Tudo é início e será bom para a cooperativa, mas precisamos ter mais tanques porque queremos poder gerar maior renda para os pescadores”, afirma.

De acordo com o presidente, de imediado caso não se consiga a implantação dos tanques, após a reforma o frigorífico deve iniciar as operações comprando pescado para o abate. “Temos para quem vender o peixe então podemos trabalhar. Nossa capacidade é de mais de mil quilos de filé diário, mas de início não teremos esse peso”, completa.

Farias comenta ainda que além do consumo de mercados e açougues que sinalizaram ter interesse em revenda, ainda é possível criar convênios com as escolas para a venda de peixe, entretanto, sabendo que ainda não há uma estabilidade na produção inicialmente não firmará este contrato.

Atualmente a colonia possui 500 associados que poderão ter suas rendas aumentadas. Na segunda-feira (21) será realizada uma reunião para comunicar aos associados os valores de repasses para o projeto do entreposto do pescado e o comodato de funcionamento a cooperativa que coordenará o frigorífico.

Fonte: Expressão MS.

Frigorífico de peixe em TL depende de licenças para funcionar em plena capacidade

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.