Ouça a Três Lagoas FM ao vivo
Ouça a Três Lagoas FM Ao Vivo

Carro do “fumacê” continua bloqueio químico contra a proliferação do Aedes

- Publicidade -

Apesar da queda no número de casos notificados suspeitos de Dengue, borrifação se faz necessária para quebrar ciclo de reprodução do vetor

Pela manhã e no final da tarde, moradores dos bairros Itamaraty, Jardim das Paineiras, Jardim Brasília, Osmar Dutra, São Jorge, Jardim Primavera, Vila Zuque e Jardim Morumby devem abrir as portas e janelas de suas casas para que o efeito do bloqueio químico contra o mosquito da Dengue obtenha melhores resultados.

Conforme divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento, esses são os bairros que estão recebendo, desde terça-feira (15) e nesta quarta-feira (16), pela manhã e à noite, a ação das equipes de Agentes de Endemias e Controle de Vetores com a aplicação de inseticida para a contenção da proliferação do Aedes aegypti.

A definição destes bairros para a sequência do processo de bloqueio químico, através da borrifação, levou em conta o critério do registro dos altos índices de casos notificados suspeitos de Dengue, nestas localidades.

Segundo consta no último boletim de monitoramento dos casos notificados suspeitos de Dengue, houve queda acentuada na primeira semana de 2019 (315 casos notificados) e, mais ainda na segunda semana epidemiológica de 2019, com o registro de 84 casos notificados suspeitos.
Seguindo as Diretrizes Nacionais do Ministério da Saúde, no bloqueio químico, vem sendo usado o sistema de borrifação do produto Malathon, misturado com água e não inflamável, pelo sistema de bombas Ultra Baixo Volume (UBV), acopladas em veículos da frota da SMS.

A equipe de Promoção de Saúde e dos Agentes de Endemias da SMS orientam a população a abrir as portas e janelas de suas casas para que a borrifação obtenha resultados, eliminando as fêmeas dos mosquitos adultos, que costumam entrar nas residências nesses horários.

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES

O produto, usado pela Vigilância em Saúde e Saneamento da SMS de Três Lagoas, seguindo as normas do Ministério da Saúde, não oferece perigo às pessoas, mas é necessário seguir orientações importantes para a obtenção de melhores resultados na eliminação dos mosquitos e também para evitar algum eventual dano às famílias ou aos animais de estimação.

É importante cobrir todos os alimentos e não os deixar expostos, pelo menos durante a borrifação até uma hora e meia depois. É recomendado também cobrir as gaiolas de passarinhos de estimação e aquários de peixes ornamentais.

É raríssimo, mas, se por acaso as pessoas apresentarem qualquer tipo de reação alérgica ao produto devem procurar imediatamente o médico.

informações Assessoria de Comunicação

Carro do “fumacê” continua bloqueio químico contra a proliferação do Aedes

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.