Ouça a Três Lagoas FM ao vivo
Ouça a Três Lagoas FM Ao Vivo

1º Fórum da Adeleste será realizado durante a feira Três Lagoas Florestal

- Publicidade -

A Adeleste – Agência Regional da Costa Leste – criada para debater assuntos pertinentes ao desenvolvimento desta região no Estado de Mato Grosso do Sul, juntamente com o evento oficial de posse de nova diretoria, vai realizar, no dia 3 de junho às 15h, o primeiro Fórum de Desenvolvimento Sustentável da Costa Leste, durante a feira Três Lagoas Florestal.

O objetivo é reunir os representantes dos 10 municípios que compõem a região, que vêm crescendo por meio da cadeia produtiva florestal, direta e indiretamente, para discutir sobre as possibilidades de investimentos, negócios, oportunidades, emprego e renda, para que a região se desenvolva de forma sistêmica e ordenada.

De acordo com o recém nomeado presidente Diógenes Marques, a Adeleste, criada há dois anos, realiza mensalmente uma reunião com todos os membros, cada vez em um município e ficou estabelecido que, em junho, a reunião será realizada na feira, por conta da vocação estabelecida economicamente dentro da cadeia produtiva florestal. “É inegável que Três Lagoas puxou esse crescimento por meio das florestas de eucalipto e acabou se tornando um Centro de Território. Portanto, é importante que tomemos também a responsabilidade de auxiliar os outros municípios que começam engatinhar nesse processo de criação de oportunidades”, explica Marques.

O presidente lembra que quando iniciado o processo de industrialização em Três Lagoas, o município possuía apenas um código de posturas. Ainda não havia, por exemplo, um plano diretor para a estruturação do município e que agora Três Lagoas, por meio da Adeleste, pode compartilhar as experiências com os demais.

“Por exemplo, o geógrafo, mestre em planejamento Territorial, Ottony Ornelas, atua dentro da agencia e deverá, no próximo dia 28, apresentar um workshop no Sebrae, na regional de Três Lagoas, para orientar os representantes desses municípios a como constituir seus planos diretores. Ele fez parte da equipe que construiu o Plano de Três Lagoas e parte da equipe de revisão. Ele já possui um know-how para dar essa consultoria. Desta forma, iremos reunir esses dirigentes e apresentar as dificuldades, dar dicas e até revisar os projetos desses municípios. Assim acreditamos que podemos contribuir com o desenvolvimento da região, partilhando das nossas experiências, boas e ruins”, aponta Marques.

Diógenes Marques afirma que esta é uma das formas que o grupo tem para poder criar um bloco regional forte com uma politica sustentável. “Acreditamos que a região precisa crescer como um todo, para termos uma boa força de trabalho, renda e consumo”, comenta.

Programação da Adeleste na Três Lagoas Florestal

Data: 3 de junho

Local: Três Lagoas Florestal – Recinto de Exposição Agropecuária

Horário: 15h, com uma reunião interna do Grupo

Palestra com Robson Trevisan – Diretor Executivo do Painel Florestal e responsável pela feira Três Lagoas Florestal.

Fórum com o professor doutorando em Geografia Econômica Territorial Cristóvam Henrique sobre Política regional de Consolidação da Costa Leste.

Apresentação dos diretores dos 10 municípios da Costa Leste com mediação do presidente da Adeleste, Diógenes Marques.

Fonte: Expressão MS

1º Fórum da Adeleste será realizado durante a feira Três Lagoas Florestal

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.